Uma História para contar.

Um Presente de sucesso.

Um Futuro cheio de ambição.

O Grupo Serlima foi fundado em 1982, na Ilha da Madeira, e foi a primeira empresa de prestação de serviços de limpeza da região.

Atualmente o grupo é constituído por um conjunto de empresas especializadas na gestão em outsourcing de serviços integrados na área dos Facility Services. O grupo opera a nível nacional e apresenta 4 grandes áreas de atividade, garantindo o suporte especializado e integrado às diversas atividades não especializadas dos clientes, nomeadamente: lavandarias Industriais; serviços de limpeza e housekeeping; trabalho temporário e limpeza urbana.

Ao longo dos últimos cinco anos contemplámos com sucesso um processo de recuperação económica e financeira do Grupo. Hoje podemos dizer que somos, seguramente, um caso de viragem 360°.

Com muita ambição, resiliência e profissionalismo, a equipa de gestão cumpriu o projeto que tinha sido delineado para o período 2014-2019. Com muita exigência e total rigor, mas também atentos ao carinho que todos na equipa merecem, trilhámos um caminho de recuperação bem-sucedido.

Em cinco anos, o EBITDA mais que triplicou e os resultados líquidos revelaram-se positivos e exponenciais. O marco atingido é uma indicação evidente de que a consolidação do trabalho está assente em fortes e vitoriosos alicerces. Nesse sentido, podemos continuar a direcionar o nosso foco para o crescimento contínuo e sustentado da empresa e para o investimento em ferramentas de gestão e comunicação que nos diferenciem da concorrência. Desta forma, estamos a potenciar a utilização de recursos existentes e, consequentemente, as margens alcançadas.

História

1982

Grupo Serlima nasce em 1982, na Madeira, sendo a primeira empresa de prestação de serviços de Limpeza na região.

1985

Conquista do primeiro grande contrato com a companhia aérea TAP.

1988

Início da atividade de formação profissional na área da Limpeza.

1994

Entra na área do Ambiente, com a Serlima Ambiente, que possui uma dupla certificação de normas de qualidade e ambiente.

2000

Início da expansão pelo território nacional com operações na área da Limpeza e Housekeeping no Porto e em Lisboa.

2003

Expansão do negócio com duas novas áreas de actividade, a Manutenção e Engenharia e as Lavandarias Industriais, afirmando a sua estratégia de crescimento centrada na prestação de Serviços Integrados de Limpeza e Housekeeping, Manutenção e Engenharia, e Lavandarias Industriais.

2004

Abertura da lavandaria industrial hospitalar na Madeira.

2006

Aquisição das lavandarias LIP, que significou a conquista da liderança do mercado português de lavandarias industriais para hotelaria e lazer. Aquisição da Spring Clean, transformando a Serlima em líder de mercado no Algarve nas áreas de Limpeza e Housekeeping.

2007

Criação da Serlima Services, a nova holding do Grupo que conta participações no seu capital da Inter-Risco (BPI) e da gestora espanhola de fundos GED, com participações de 23%, respectivamente, dotando o Grupo Serlima dos meios financeiros necessários para levar a cabo a estratégia de crescimento, abrindo desta forma perspectivas de expansão ibérica.

2008

Nova área de negócio. Trabalho Temporário – Serlima Target.

2011

Implementação em parceria com a Energetus de uma unidade de cogeração na unidade produtiva SERLIMA washII Montijo.

2013

Reestruturação da Servilimpe e desinvestimento na unidade produtiva da SERLIMAwashII -Maia.

2015

Criação da SERLIMA housekeeping, empresa dedicada à gestão do departamento de andares dos hotéis e da Servilimpe ACE, empresa dedicada à contratação do setor público.

2016

Investimento na unidade produtiva nº 2 da SERLIMA washII: Saída da Inter-Risco (BPI) do capital do Grupo e redistribuição das participações pelas empresas SERLIMA gest e Ged sur.

2017

Confirmação da viragem dos resultados, sendo considerando o melhor ano de sempre (47M € de faturação agregada). Atingido o maior volume de novos clientes angariados, ultrapassando os 5.5 M€ anuais.

2018

Renovação dos contratos com os 10 maiores clientes Grupos, com uma taxa média de fidelização de clientes de 9.7 anos. Investimento e início da atividade da 2ª Unidade da Wash na RAM. 2ª melhor EBITDA da história.

2019

O ano 2019 foi marcado pela confirmação da tendência crescente das vendas, atingindo um volume de negócios consolidado de 46M. Ao mesmo tempo conseguimos aumentar a rentabilidade em 0.85p.p face 2018, alcançando o maior EBITDA de sempre, 3.5M.

2020

O ano 2020 será marcado negativamente pela pandemia mundial Covid 19. Prevê-se um retrocesso na evolução das diferentes métricas de performance, pelo que o principal objetivo passará por manter as estruturas internas sólidas e preparadas para que no final deste ciclo sejamos capazes de fazer um retorno rápido e mais forte que nunca.

2021

O desafio da pandemia Covid19.

2022

40 anos SERLIMA / Maior crescimento em termos absolutos.

2023

Entrada no setor da Indústria e do recrutamento e colocação de talento.

Grupo Serlima

 

Operamos a nível nacional e apresentamos 4 grandes áreas de atividade, garantindo o suporte especializado e integrado às diversas atividades não core dos clientes, nomeadamente:

Missão

Missao e Valores v2 Preto 03

Valores

MissãoValores

Respeito pelo meio ambiente e prevenção da poluição, cumprimento da legislação em vigor.

Princípios de atuação

O Grupo tem desenvolvido a sua atividade de acordo com alguns princípios de atuação que permitem gerar sempre mais valor para os stakeholders:

Orientação
1. Orientação ao cliente

Foco na criação de valor para o cliente e no cumprimento das suas expectativas face aos nossos serviços, permitindo a concentração no seu negócio.

Integração
2. Integração de áreas

Desenvolvimento da área comercial com um Plano de Marketing concertado entre as diferentes áreas de negócio, focado na criação de valor para os clientes.

Eficiência
3. Eficiência

Processos estão assentes em estruturas sólidas e que fluem naturalmente, permitindo uma maior rentabilidade dos negócios dos clientes.

Serviço Personalizado
4. Serviço Personalizado

Acompanhamento dos Clientes de forma direta, integrada e disponível, premiando a confiança que depositam em nós e promovendo os seus negócios.

Flexibilidade
5. Flexibilidade

Desenho de soluções adaptadas às necessidades dos clientes, potenciando o aumento da produtividade.

Inovação
6. Inovação

Constante procura das melhores soluções e forma de interação com os clientes, garantindo uma melhor experiência para os clientes e utilizadores finais.

Relações de Confiança
7. Relações de confiança

Criação e manutenção de ligações de confiança e duradouras com os nossos clientes, assentes na satisfação e fidelização.

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